Projetos Desenvolvidos

Abaixo estão alguns projetos desenvolvidos pelo Grupo de Apoio à Adoção “A Casa de Helena”:

Grupo de Apoio à Interessados em Adoção

Este grupo é um Grupo com reuniões presenciais mensais para discussão de temas inerentes à adoção.

Trata-se de ciclos de debates com profissionais de diversas áreas abordando temas inerentes à Adoção, como Adoção Tardia, Grupos de Irmãos, Aspectos Psicológicos da criança abrigada, Lado Jurídico da Adoção, etc.

Estes Grupo de Apoio busca auxiliar e aproximar os interessados na adoção, de forma a garantir ampliar o espectro de conhecimento do tema e possibilitar a discussão de forma a esclarecer eventuais dúvidas quanto ao tema.

Grupo de Re-estruturação Familiar

Trata-se de um trabalho pioneiro no Brasil que busca re-estruturar e possibilitar o re-estabelecimento da guarda das crianças abrigadas aos Pais encaminhados pelo setor de Psicologia e Assistência Social dos Foros da Capital.

Desenvolvido em parceria com a Iniciativa Privada o Grupo de Re-estruturação Familiar buscará possibilitar a reabilitação dos pais biológicos de forma a possibilitar o menor período de abrigamento das crianças e adolescentes.

Grupo de Acompanhamento pós-adoção

Com o deferimento da Adoção ou da Guarda Provisória, muitos casais encontram-se em situação de dificuldades, este grupo de Acompanhamento trabalhará em conjunto com o Grupo de Apoio à Adoção de forma a evitar a tão famigerada devolução, esclarecendo duvidas e possibilitando a troca de experiências entre os Pais adotivos, com o Grupo de Acompanhamento Pós-Adoção essa fase de adaptação será facilitada garantindo assim o sucesso no Processo Adotivo, e o estabelecimento de um vinculo familiar forte e para vida toda.

Grupo de Trabalho com Abrigos

Este Grupo Especial de Trabalho com Abrigos busca a Capacitação dos profissionais que atuam nos lares com crianças abrigadas, permitindo desta forma que os funcionários passem por constantes workshops e cursos de forma a melhorar a qualidade de vida das crianças que passam pela experiência do abrigamento.

Grupo de Captação e Capacitação de Voluntários

Este Grupo constantemente profissionais das mais diversas áreas profissionais que queiram atuar frente a abrigos e instituições, providenciando o encaminhamento dos referidos profissionais aos abrigos de forma a facilitar a aproximação e o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos nos lares.